Golpes e fraudes, como evitar?

Os principais golpes e fraudes do mercado envolvem a solicitação de um depósito antecipado para a liberação de crédito para o consumidor ou a quitação/negociação de uma dívida para regularização em órgãos como o SPC e SERASA.

 

A abordagem é feita por meio de e-mail, telefone ou site orientando o cidadão a efetuar um pagamento antecipado para que a dívida possa ser quitada ou para que o nome seja excluído da base de dados dos órgãos como SPC e SERASA (sendo muito comum utilizar a expressão “Limpe seu nome”). O golpe ainda pode sugerir a concessão do crédito para pessoas com o nome negativado, solicitando este pagamento prévio para liberarem o financiamento mesmo com o nome sujo.

 

Essas saídas são oferecidas sem a necessidade de procedimentos burocráticos ou confirmação de documentos, dando a falsa expectativa sobre a solução do problema. O resultado é um consumidor com dívida em aberto e, ainda, a perda do valor dado como sinal para a liberação do crédito.

 

É importante ressaltar que, quando o consumidor fica inadimplente, a empresa para a qual ele está devendo tenta contata-lo para oferecer uma proposta de acordo. Essa proposta diz respeito apenas ao valor relativo à sua dívida e não é exigido nenhum depósito antecipado ou taxa adicional para efetuar qualquer negociação.

Também é essencial que o consumidor esteja ciente de que não existem formas milagrosas para renegociar dívidas ou excluir seu nome das listas de restrições. Mesmo que, aparentemente, a proposta pareça atrativa, é preciso estar atento e desconfiar. Para ter mais segurança, é possível seguir algumas dicas:

  • Não abra e-mails de origem desconhecida;

  • Desconfie de e-mails com descontos e vantagens que você não solicitou;

  • Verifique a procedência da mensagem que ofereça esse tipo de serviço;

  • Caso o e-mail pareça conhecido e contenha links para aplicativos (.EXE, .SCR, .COM), não clique;

  • Desconfie de e-mails de "órgãos oficiais". Essas instituições raramente enviam e-mails;

  • Fique sempre atento caso receba ligações oferecendo soluções para quitação de dívida;

  • Em casos de ataques, poderá encaminhar notificação da ocorrência de incidentes de segurança para a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa pelo e-mail cais@cais.rnp.br. Para contatos de emergência fora do horário comercial, o site da RNP disponibiliza o seguinte número de telefone +55 61 3243-4400;

  • A Omni Soluções Financeiras tem uma Central de Relacionamento exclusiva de cobrança para orientar e auxiliar os clientes a renegociarem e quitarem suas dívidas de maneira adequada.

 

Nós não exigimos depósito antecipado em nenhuma operação de crédito. Caso você tenha recebido alguma mensagem ou ligação solicitando pagamento em troca da prestação de um serviço de renegociação de dívida, ou caso tenha qualquer dúvida sobre a origem do contato que recebeu, fale com a nossa Central de Relacionamento ou envie mensagem pelo Fale Conosco. http://www.omni.com.br/fale_conosco