Segurança

Golpes e fraudes: como evitar?

Os principais golpes e fraudes do mercado geralmente envolvem a solicitação de um depósito antecipado para a liberação de crédito para o consumidor ou pagamento de boleto falso para a quitação/negociação de uma dívida para regularização em órgãos como o SPC e Serasa.

A abordagem é feita por meio de mensagens via SMS, WhatsApp, e-mail, ou por telefone, site, orientando o cidadão a efetuar o pagamento antecipado para que uma determinada dívida possa ser quitada ou para que o nome seja excluído da base de dados dos órgãos como SPC e Serasa (sendo muito comum utilizar a expressão “limpe seu nome”). O golpe ainda pode sugerir a concessão de crédito para pessoas com o nome negativado, solicitando esse mesmo pagamento prévio para liberar um financiamento, por exemplo, mesmo que a pessoa esteja com o “nome sujo”.

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Essas ofertas são dadas muitas vezes sem a necessidade de procedimentos burocráticos ou confirmação de documentos, dando a falsa expectativa sobre a solução do problema. O resultado, é um consumidor com dívida em aberto e, ainda, a perda do valor dado como sinal para a liberação do crédito.

É importante ressaltar que, quando o consumidor fica inadimplente, a empresa para a qual ele está devendo tenta contatá-lo para oferecer uma proposta de acordo. Essa proposta diz respeito apenas ao valor relativo à sua dívida e não é exigido nenhum depósito antecipado ou taxa adicional para efetuar qualquer negociação.

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Tenha mais segurança

Confira dicas para evitar fraudes e golpes financeiros

  • Não abra e-mails de origem desconhecida;
  • Desconfie de mensagens SMS, WhatsApp e e-mails com descontos e vantagens que você não solicitou;
  • Cerifique a procedência da mensagem que ofereça esse tipo de serviço;
  • Caso o e-mail pareça conhecido e contenha links para aplicativos (.EXE, .SCR, .COM), não clique;
  • Desconfie de e-mails de “órgãos oficiais”. Essas instituições raramente enviam e-mails;
  • Fique sempre atento caso receba mensagens SMS, WhatsApp ou ligações oferecendo soluções para quitação de dívida;
  • Antes de efetuar um pagamento de boleto, confira sempre que o beneficiário do pagamento é a empresa a qual você possui débito;
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Proteja seus dados bancários

A Omni não entra em contato solicitando dados bancários e de cartão de crédito, senhas ou códigos de segurança para cancelamento de transações não reconhecidas. Duvide sempre destes contatos telefônicos ou SMS e nunca informe seus dados bancários a ninguém. Lembre-se que eles são pessoais e intransferíveis. Fique atento e não caia em golpes! Em caso de dúvidas, entre em contato por meio dos nossos canais oficiais listados abaixo ou acesse nossa página de atendimento.

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