Notícias

Momento Econômico | Ano 2 - Edição 12

por Nicola Tingas

 

O 1º mês do Governo Bolsonaro: otimismo com "Agenda Econômica Liberal", mas cautela com "Governança errática" e "incertezas no Congresso Nacional"

O primeiro mês de Governo Bolsonaro foi dedicado a montagem das equipes e articular as políticas, medidas e estratégias de ação do novo governo. Diante da grave crise fiscal que tem afetado a economia brasileira, o novo governo sabe que tem de agir com firmeza e rapidez. 

Contudo, neste início, a coesão de equipe e a governança do governo Bolsonaro foi confusa, com diversas inconsistências na gestão da comunicação. Em certo momento houve até mesmo polarização entre equipe econômica e equipe política, às vésperas de importantíssima votação da Reforma da Previdência.

Por fim, aconteceu a tragédia de Brumadinho, com chocante número de mortos e destruição, com consequências para a Vale do Rio Doce e para a mineração, economia e sociedade. O governo tem o desafio de atuar adequadamente nesse contexto.

Há incertezas sobre qual será o resultado da intensa articulação política para eleição da presidência da Câmara do Deputados e do Senado Federal. A reforma da Previdência precisa contar com um espectro consistente de forças políticas pró-governo no Congresso Nacional, capaz de aprovar reformas e medidas importantes para resgatar a economia. O governo aguarda o Congresso abrir para encaminhar as reformas. 

Por outro lado, o otimismo de empresários e parte da população se baseia na expectativa de sucesso da "Agenda Econômica Liberal" promovida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Vide gráfico do mês de janeiro de 2019.

 

 

 

 

Recentemente, escrevi destacando a visão de "engenharia financeira, fluxo de caixa projetado e fontes de financiamento da economia", que permeiam a estratégia de ação indicada por Paulo Guedes. Consiste em estratégia típica para crises agudas, focada na recuperação financeira no curto prazo. Contudo, para que a recuperação da economia se solidifique será necessário aprovar reformas e mudar muitos aspectos macro e microeconômicos para resgatar a confiança dos investidores, empresários e por fim melhorar as condições de emprego e renda da população. Durante o fórum Econômico Mundial em Davos, Paulo Guedes confirmou sua estratégia incisiva em entrevista para a Bloomberg. Ele acredita que a "Agenda" terá apoio do Congresso.

Enquanto isso, mesmo que em ritmo menor que o desejado, a economia está em trajetória de recuperação cíclica. Inflação baixa, juros menores em relação ao padrão histórico, início de geração de emprego com carteira assinada em 2018 e expectativa positiva com o novo governo. Tudo somado ampliou a confiança de empresários e consumidores, incentivando o ciclo econômico de consumo e produção.

Nesse contexto, o Crédito, que é pró-cíclico, tem acompanhado o nascente impulso de expansão na economia. O Credito Total no SFN cresceu 5,5 % em 2018 após dois anos de contração. O Crédito Livre Pessoa Física superou nossa expectativa otimista (10 %) e cresceu 11,3 % em 2018, bem acima dos 5,2% de 2017. Para 2019 estimamos que esta modalidade de crédito irá crescer 15 %. Assim, havendo a reversão do quadro fiscal, o Crédito terá papel importante em impulsionar a recuperação econômica neste e nos próximos anos, conforme tabelas a seguir:

 

2 - Evolução do Crédito no Sistema Financeiro Nacional (BACEN) - itens selecionados

 

3 - Indicadores financeiros, Pesquisa Focus (BACEN) e Projeções

Bolsa de Valores e R$/USD no ano de 2018

 

DISCLAIMER
1) A presente Newsletter foi preparada pela Tingas Consultoria, Assessoria e Treinamento Ltda., a pedido de Omni Banco S.A. (“Omni Banco”) e não deve ser considerada um relatório de análise
para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598, de 3 de maio de 2018 ou quaisquer outras regulamentações aplicáveis relacionadas ao tema.
2) Esta Newsletter tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas e não constitui e nem deve ser interpretada, sob nenhum aspecto, como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas nesta Newsletter foram consideradas razoáveis na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O Omni Banco não dá ne nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. A presente Newsletter não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nela abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas no presente informativo refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo desta Newsletter na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. O Omni Banco não tem obrigação de atualizar ou modificar esta Newsletter, tampouco de informar o leitor.
3) O responsável pela elaboração desta Newsletter certifica que as opiniões, estimativas e projeções nela expressas refletem, de forma precisa, única e exclusiva, sua visão e opinião pessoal, tendo sido produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação ao Omni Banco.
4) Esta Newsletter é destinada à circulação exclusiva para a rede de relacionamento do Omni Banco, podendo ser distribuída para os seus clientes, bem como para os clientes das empresas integrantes do grupo econômico do qual o Omni Banco faz parte e divulgada no site http://www.omni.com.br. Fica proibida a reprodução e/ou a redistribuição desta Newsletter para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso do Omni Banco.
5) O Omni Banco e/ou quaisquer das empresas integrantes de seu grupo econômico não se responsabilizam por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesta Newsletter e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo.
6) Para maiores informações sobre os produtos e serviços do Omni Banco, favor acessar o site http://www.omni.com.br

Fonte: Omni Soluções Financeiras

Notícias relacionadas

2019-01-30 15:40:00

Momento Econômico | Ano 2 - Edição 12

por NICOLA TINGAS Leia mais.
2018-12-18 17:00:00

Momento Econômico | Ano 1 - Edição 11

por NICOLA TINGAS Leia mais.
2018-11-06 15:35:00

Momento Econômico | Ano 1 - Edição 09

por NICOLA TINGAS Leia mais.