O Instituto Arte no Dique tem como objetivo criar oportunidades de desenvolvimento sustentável, por meio da arte e cultura. Está localizado próximo a comunidade do Dique da Vila Gilda, conhecida por ser a maior favela com palafitas do Brasil, com população estimada em 6 mil famílias ou 22 mil pessoas vivendo sobre a água.
A instituição visa acima de tudo oferecer aos alunos a ampliação de tempo nas atividades educativas e, assim, poder potencializar o desenvolvimento intelectual de cada um.
O +Somaê é um programa cultural que possibilita a artistas, produtores, empreendedores culturais e sociais a desenvolverem seus projetos com acesso ao espaço do Instituto, instalações, comunicação e público.
O Somaê é um programa desenvolvedor de talentos, tanto de projetos como de profissionais da arte, cultura, meio ambiente, esporte, entre outros.
O Palatech é um projeto do Instituto Arte no Dique, que visa formar jovens para a tecnologia, com cursos focados em atividades nas áreas digitais como: game, design, audiovisual e mídias digitais.
O projeto de ensino aborda temas como softwares gráficos e idiomas. Sua atuação fomenta aprendizagem nos campos de desenvolvimento de jogos digitais, design gráfico, edição de vídeos, e inglês para crianças e jovens que moram em Dique da Vila e proximidades.