Os principais golpes e fraudes do mercado geralmente envolvem a solicitação de um depósito antecipado para a liberação de crédito para o consumidor ou pagamento de boleto falso para a quitação/negociação de uma dívida para regularização em órgãos como o SPC e Serasa.
A abordagem é feita por meio de mensagens via SMS, WhatsApp, e-mail, ou por telefone, site, orientando o cidadão a efetuar o pagamento antecipado para que uma determinada dívida possa ser quitada ou para que o nome seja excluído da base de dados dos órgãos como SPC e Serasa (sendo muito comum utilizar a expressão “limpe seu nome”). O golpe ainda pode sugerir a concessão de crédito para pessoas com o nome negativado, solicitando esse mesmo pagamento prévio para liberar um financiamento, por exemplo, mesmo que a pessoa esteja com o “nome sujo”.
Essas ofertas são dadas muitas vezes sem a necessidade de procedimentos burocráticos ou confirmação de documentos, dando a falsa expectativa sobre a solução do problema. O resultado, é um consumidor com dívida em aberto e, ainda, a perda do valor dado como sinal para a liberação do crédito.
É importante ressaltar que, quando o consumidor fica inadimplente, a empresa para a qual ele está devendo tenta contatá-lo para oferecer uma proposta de acordo. Essa proposta diz respeito apenas ao valor relativo à sua dívida e não é exigido nenhum depósito antecipado ou taxa adicional para efetuar qualquer negociação.
Desconfie de solicitações de depósitos ou quitação de dívidas. Confira se seu boleto é mesmo da Omni e pague com segurança.
Mesmo que, aparentemente, a proposta pareça atrativa, é preciso estar alerta e desconfiar.
A Omni não entra em contato solicitando dados bancários e de cartão de crédito, senhas ou códigos de segurança para cancelamento de transações não reconhecidas. Duvide sempre destes contatos telefônicos ou SMS e nunca informe seus dados bancários a ninguém. Lembre-se que eles são pessoais e intransferíveis. Fique atento e não caia em golpes! Em caso de dúvidas, entre em contato por meio dos nossos canais oficiais listados abaixo ou acesse nossa página de atendimento.
Se você é um parceiro Omni, lojista ou agente, acesse:
Acessar área do parceiro
Se você é um cliente Omni, acesse o link abaixo:
Acessar área do cliente