29/11/2023 às 11:24

Empréstimo com garantia de veículo: o que é e como funciona?

Empréstimos e financiamentos
Por Omni

Obter crédito rápido e com boas condições pode fazer sentido tanto em casos de emergências financeiras, quanto para realizar planos. Nesse sentido, o empréstimo com garantia de veículo é uma alternativa a considerar.

As características dele fazem com que esse tipo de crédito ofereça mais conveniência e diversos outros benefícios. Porém, antes de recorrer a essa opção, é fundamental entender como ela funciona e quais são os pontos de atenção.

Quer saber mais sobre o tema? Entenda como funciona o empréstimo com garantia de veículo, conheça suas vantagens e saiba como contratá-lo!

O que é empréstimo com garantia de veículo?

O empréstimo com garantia é um tipo de empréstimo no qual a pessoa que solicita o crédito apresenta um bem como garantia para a instituição que empresta o valor. Assim, é possível que o solicitante continue desfrutando do seu bem, além do crédito que ele toma emprestado.

A garantia, portanto, pode ser uma moto, carro ou caminhão, por exemplo. Com ela, a instituição financeira diminui os riscos da operação, o que a leva a oferecer condições mais atrativas para emprestar o dinheiro.

Como funciona essa modalidade de crédito?

Para fazer o empréstimo com garantia de veículo é preciso que você tenha um bem desse tipo para oferecer como garantia. Como em qualquer empréstimo, o banco fará análise de crédito, mas ele também avaliará o valor do veículo.

Ele será determinante para que a instituição defina o limite de empréstimo que concederá. Havendo aceite de ambas as partes, o solicitante recebe o dinheiro para usar como desejar e continua com a posse do veículo.

Porém, como o bem terá sido dado em garantia, não será possível se desfazer dele até que a última parcela do empréstimo seja quitada. Portanto, não é permitido vendê-lo até o fim da dívida.

Quais as vantagens do empréstimo com garantia de veículo?

Como você viu, o funcionamento do empréstimo com garantia de veículo é simples. Além disso, ele oferece vantagens que você conhecerá agora.

Confira!

Menos burocracia

Nessa modalidade de empréstimo, o procedimento é mais rápido para a efetivação da concessão do crédito. Após a análise de crédito e a vistoria do veículo, o dinheiro é liberado para que você o utilize como desejar.

Taxa de juros atrativa

As taxas de juros são mais atrativas nesse tipo de empréstimo porque o banco tem uma garantia em contrato. Ou seja, o banco corre menos risco e, por isso, a taxa é mais baixa do que nas operações tradicionais de empréstimo.

Mais prazo para pagamento

Como há garantia de pagamento, o prazo para quitar o empréstimo pode ser mais flexível. Nesse caso, há possibilidade de quitar a dívida com menores juros e maior prazo. Uma excelente combinação.

Prestações menores

Com essas condições de pagamento, as parcelas se tornam mais baixas, facilitando o pagamento mês a mês. Assim, elas não comprometem tanto o orçamento da família.

Como contratar o empréstimo com garantia?

Se você deseja fazer um empréstimo com garantia, a Omni pode te ajudar a conseguir até 70% do valor do seu carro, moto ou caminhão. Após aprovado, o crédito fica disponível na sua conta em até 24 horas úteis.

Neste artigo você conheceu o que é o empréstimo com garantia de veículo e como ele funciona. Agora, já pode considerar essa opção para conseguir o dinheiro que precisa se desejar lidar com menos burocracia e condições mais vantajosas.

Quer solicitar o seu empréstimo? Entre em contato e encontre um Agente Omni!

Leia também

Ver todas