13/12/2024 às 17:17

Ciclo econômico eleitoral: freio de arrumação (2025) e novos estímulos (2026)

Momento Econômico
Por Nicola Tingas | Consultor Econômico

Em 2024 o PIB crescerá algo próximo a 3,2%. O robusto crescimento de 0,9% no 3º trimestre foi favorecido pelo forte desempenho do Consumo das Famílias (ampliado pela forte expansão do Crédito Pessoal), alta na oferta de Serviços, recuperação da Indústria e Investimento, além do Gasto e Crédito Público.

Evolução PIB, Taxa acumulada em quatro trimestres s/ mesmo período anterior, em %

A confluência da deterioração do cenário externo (Trump, geopolítica e conflitos) e cenário interno (inflação, taxa de câmbio, déficit fiscal e taxa de juros) condicionam um “freio de arrumação ” da economia em 2025. Haverá desaceleração no ritmo de crescimento devido a ao ajuste econômico necessário para controlar e reduzir a deterioração de “variáveis chave” da economia, na expectativa de redução da incerteza fiscal e dívida pública sustentável.

A evolução semanal de indicadores da Pesquisa FOCUS (BACEN) é expressiva nesse sentido:

O COPOM (dezembro 10 e 11), na visão mercado, vai ampliar ritmo e duração da alta de juros.

Em síntese, em 2025 o elevado emprego e renda vai perder parte de seu vigor. O orçamento familiar tende a enfrentar novo ciclo de perda de poder aquisitivo devido a inflação e juros maiores, o que aumenta o risco de alta no endividamento e inadimplência de famílias, principalmente as de condição de renda frágil.

O crédito continuará aberto em oferta pelos bancos públicos, que contarão com novas fontes de financiamento “parafiscal” de mercado de capitais, além das fontes de captação tradicionais.

O crédito privado teve em 2024 forte crescimento das concessões e da redução da inadimplência. Contudo, o cenário traz riscos de inadimplência maior ao longo de 2025. A dinâmica requer cautela e menor consumo; tomada de decisão gradual no risco e investimento.

Inadimplência Total – Recursos Livres Pessoa Física

Para 2026 o mais provável é que o governo Lula buscará estimular alta do PIB em linha com o ciclo eleitoral, dinâmica que prevalece no Brasil e em muitos países do mundo.

 

1) A presente Newsletter foi preparada pela Tingas Consultoria, Assessoria e Treinamento Ltda., a pedido de Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento, e não deve ser considerada um relatório de análise
para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598, de 3 de maio de 2018 ou quaisquer outras regulamentações aplicáveis relacionadas ao tema.
2) Esta Newsletter tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas e não constitui e nem deve ser interpretada, sob nenhum aspecto, como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas nesta Newsletter foram consideradas razoáveis na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. A presente Newsletter não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nela abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas no presente informativo refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo desta Newsletter na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento não tem obrigação de atualizar ou modificar esta Newsletter, tampouco de informar o leitor.
3) O responsável pela elaboração desta Newsletter certifica que as opiniões, estimativas e projeções nela expressas refletem, de forma precisa, única e exclusiva, sua visão e opinião pessoal, tendo sido produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento.
4) Esta Newsletter é destinada à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento, podendo ser distribuída para os seus clientes, bem como para os clientes das empresas integrantes do grupo econômico do qual a Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento faz parte e divulgada no site http://www.omni.com.br. Fica proibida a reprodução e/ou a redistribuição desta Newsletter para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento.
5) A Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento e/ou quaisquer das empresas integrantes de seu grupo econômico não se responsabilizam por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesta Newsletter e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo.
6) Para maiores informações sobre os produtos e serviços da Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento, favor acessar o site http://www.omni.com.br

 

Leia também

Ver todas