COPOM poderá acelerar ritmo de corte juros ainda em 2026?
IPCA em queda constante sinaliza convergência para meta de inflação. Taxa de câmbio deve continuar valorização pelo elevado fluxo financeiro internacional em busca de diversificação ao dólar e Treasuries americanos, favorecendo mercados emergentes e preços ativos, com efeito de redução inflação. Previsão IPCA 12m é 3,5% até abril/maio. Real/dólar pode descer abaixo de R$ 5 em direção a R$ 4,7 por dólar. Incerteza vem de Trump.


Na medida que o IPCA decresce em direção a meta de 3% ao ano, a taxa de juros real sobe para até 12% ao ano (descontada inflação 12 meses).


Com ritmo de atividade econômica em desaceleração, embora resiliente, seria aceitável manter SELIC em 15% e juros real de até 12%? Não!
Tanto que COPOM já sinalizou início do ciclo de corte de juros na reunião de março. Mercado estima corte de 0,5% por reunião ao longo do ano. Mas os indicadores em direção favorável para queda da inflação, abrem caminho para futura aceleração do ritmo de corte da SELIC.
Seria muito arriscado?
Nesse sentido, Gabriel Galílpolo, presidente do Banco Central comentou recentemente que “política monetária é comandar um transatlântico, não pilotar um veloz jet ski”. Ou seja, no ambiente de incerteza e volatilidade atual ainda é difícil reduzir taxa de juros rapidamente. Porém, a diretoria do BACEN tem enfatizado “depender de dados” – agora em trajetória positiva.
Na nossa estimativa, juros poderão ter ritmo de corte acelerado. Hipótese tem 40% de probabilidade na visão da dinâmica do cenário em curso.
Vide 2 cenários de simulação do ritmo de queda dos juros (SELIC).


A corrida eleitoral brasileira terá início efetivo em abril. O embate eleitoral, principalmente com as oscilações das pesquisas eleitorais, influenciará decisões econômicas e preços em mercados financeiros em geral.
| 1) A presente Newsletter foi elaborada pela Tingas Consultoria, Assessoria e Treinamento Ltda., a pedido da Omni SA Crédito, Financiamento e Investimento, e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598, de 3 de maio de 2018 ou quaisquer outras regulamentações aplicáveis relacionadas ao tema. 2) Esta Newsletter tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas e não constituintes e nem deve ser interpretada, sob nenhum aspecto, como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas nesta Newsletter foram incluídas nos dados de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas previstas. A Omni SA Crédito, Financiamento e Investimento não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. A presente Newsletter não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nela envolvidos. As opiniões, estimativas e projeções expressas no presente informativo refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo desta Newsletter na data de sua divulgação e, portanto, estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. A Omni SA Crédito, Financiamento e Investimento não tem obrigação de atualizar ou modificar esta Newsletter, tampouco de informar o leitor. 3) O responsável pela elaboração desta Newsletter certifica que as opiniões, estimativas e projeções nela expressas refletem, de forma precisa, única e exclusiva, sua visão e opinião pessoal, tendo sido produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a Omni SA Crédito, Financiamento e Investimento. 4) Esta Newsletter é destinada à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Omni SA Crédito, Financiamento e Investimento, podendo ser distribuída para seus clientes, bem como para os clientes das empresas integrantes do grupo econômico do qual a Omni SA Crédito, Financiamento e Investimento faz parte e divulgada no site http://www.omni.com.br. Fica proibida a reprodução e/ou a redistribuição desta Newsletter para qualquer pessoa, no todo ou em parte, seja o propósito, sem o aviso de consentimento expresso da Omni SA Crédito, Financiamento e Investimento. 5) A Omni SA Crédito, Financiamento e Investimento e/ou quaisquer das empresas integrantes do seu grupo econômico não se responsabilizam por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesta Newsletter e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. 6) Para maiores informações sobre os produtos e serviços da Omni SA Crédito, Financiamento e Investimento, favor acessar o site http://www.omni.com.br |
Se você é um parceiro Omni, lojista ou agente, acesse:
Acessar área do parceiro
Se você é um cliente Omni, acesse o link abaixo:
Acessar área do cliente