20/02/2024 às 18:26

Planejamento financeiro empresarial: como fazer de forma prática? Entenda!

Empreendedorismo
Por Omni

O planejamento financeiro empresarial envolve a execução de uma série de tarefas, que têm o objetivo de organizar, analisar e até gerenciar os recursos monetários de um negócio. Sendo assim, você deve considerá-lo como processo indispensável para garantir a saúde financeira do empreendimento.

Quando o planejamento é colocado em prática de maneira adequada, ele pode mitigar as chances de endividamento da empresa e até otimizar os seus lucros. Dessa forma, o processo está diretamente ligado ao potencial de crescimento de um negócio.

Quer aprender os passos necessários para fazer um planejamento financeiro empresarial mais assertivo em 2024?

Continue a leitura deste artigo!

Faça um diagnóstico da situação atual

O primeiro passo é a realização de um diagnóstico sobre a situação atual do negócio. Essa etapa consiste em analisar diversos aspectos do empreendimento, como a sua capacidade de gerar resultados, o possível grau de endividamento e o potencial de lucratividade.

Para conseguir consolidar essas informações, os responsáveis pelo diagnóstico devem se basear em dados sólidos sobre as finanças empresariais, oriundos de:

  • demonstrativos financeiros;
  • estudos sobre a concorrência;
  • histórico de desempenho;
  • análise sobre os custos fixos e variáveis.

A partir dessas informações, o diagnóstico é consolidado, sendo possível utilizá-lo para compreender a saúde financeira do negócio. Desse modo, você poderá traçar uma estratégia mais direcionada, aproveitando os dados adquiridos para nortear seus planos de ação.

Defina os objetivos financeiros

Após compreender o contexto atual do seu empreendimento, é o momento de definir os objetivos financeiros da empresa. Nesse processo, você deve estabelecer, com clareza, o que deseja alcançar com o planejamento, escolhendo metas mensuráveis e realistas.

Além da definição dos objetivos, não se esqueça de estipular os prazos para alcançá-los, que também devem ser viáveis e plausíveis. Dessa forma, você e a sua equipe terão um parâmetro mais palpável para cumprir as metas designadas.

Monte um plano de ação e execute-o

O próximo passo é montar um plano de ação eficiente e executável. Para isso, você deve sempre utilizar como base os objetivos definidos. Afinal, o intuito dessa etapa é traçar um caminho funcional para assegurar que seja possível alcançar as metas pré-definidas.

Assim que o plano financeiro estiver estabelecido, é a hora de colocá-lo em prática. Nesse momento, você precisa definir detalhes do processo como:

  • mapear as ações e seus graus de prioridade;
  • criar um cronograma;
  • dividir e delegar as tarefas entre os membros da equipe.

Acompanhe os resultados

Por fim, estipule um prazo para acompanhar os resultados obtidos a partir do planejamento financeiro empresarial. Com essa análise periódica, você poderá compreender se as ações executadas estão apresentando os resultados esperados.

Se o planejamento não obtiver o retorno desejado, vale buscar entender o motivo, que pode ser um problema na execução ou até a definição das metas, que foram irreais/inviáveis. Para conseguir examinar os resultados, você pode acompanhar indicadores financeiros, como:

  • margem de contribuição;
  • grau de endividamento;
  • margem de lucro líquido;
  • evolução do capital de giro.

Neste conteúdo, você aprendeu as principais etapas para elaborar um planejamento financeiro empresarial adequado. Desse modo, será possível utilizar o processo para organizar e gerenciar os recursos do seu negócio de forma mais estratégica e eficiente.

Gostou deste material e quer aprender mais sobre finanças? Saiba o que é e como funciona o empréstimo com garantia de veículo!

 

Leia também

Leia também

Ver todas