26/03/2024 às 10:24

Simplifique sua gestão financeira com essas 5 dicas essenciais!

Na Omni
Por Heverton Peixoto | CEO da Omni&Co

Gerenciar as finanças de uma empresa é um desafio constante, especialmente para pequenas e médias (PMEs). É necessário equilibrar diversas tarefas e isso requer organização e estratégia.

Mas a compreensão da importância do “ponto de equilíbrio” financeiro mensal do seu negócio, é crucial para garantir que as vendas cubram os gastos, mantendo uma constância saudável.

Seguindo essa linha de raciocínio, gostaria de compartilhar 5 dicas para simplificar a rotina financeira:

1 – Separe Contas PJ e PF: mantenha as finanças da empresa separadas da vida pessoal para facilitar a gestão e garantir conformidade fiscal.

2 – Mantenha registros financeiros precisos: utilize um sistema de contabilidade confiável para registrar todas as transações financeiras da empresa.

3 – Estabeleça um orçamento: crie um orçamento detalhado que liste todas as receitas e despesas projetadas da empresa. Isso ajudará a controlar os gastos e garantir que os recursos financeiros sejam alocados de forma eficiente para atender às necessidades do negócio.

4 – Controle o fluxo de caixa: monitore sempre o fluxo de caixa para garantir que haja dinheiro suficiente disponível para cobrir despesas operacionais e obrigações financeiras.

5 – Planeje para o futuro: desenvolva uma estratégia financeira de longo prazo que leve em consideração metas de crescimento, investimentos necessários e possíveis riscos.

Lembre-se que simplificar a rotina financeira é benéfico para a saúde e longevidade da empresa.

Leia também

Leia também

Ver todas