14/05/2025 às 12:30

Análise de crédito: entenda o que é e como funciona!

Empréstimos e financiamentos
Por Omni

Quando uma pessoa busca soluções como empréstimos, financiamentos ou mesmo um cartão de crédito, é muito comum se deparar com o termo análise de crédito. É por meio desse processo que as empresas que dão acesso a esses produtos entendem melhor sobre o perfil de cada cliente.

Entretanto, o funcionamento dessa análise nem sempre é claro para todos. Muitas pessoas não sabem exatamente o que é considerado ao fazer a avaliação ou como é possível melhorar o próprio perfil para aumentar as chances de acessar produtos financeiros com boas condições. É o seu caso?

Então continue a leitura deste artigo para entender o que é uma análise de crédito, como esse processo funciona e como você pode melhorar o seu perfil de crédito no mercado!

O que é uma análise de crédito?

A análise é o processo no qual uma empresa que concede crédito avalia o perfil de um cliente antes de dar acesso a um produto financeiro. Ela é mais comum para soluções que envolvem um compromisso de pagamento, como um empréstimo.

O objetivo da análise de crédito é medir o risco de inadimplência. Com ela, a empresa quer saber qual é a probabilidade de o tomador do crédito não conseguir cumprir com o pagamento de suas obrigações.

Outro ponto importante é que a análise de crédito não determina somente a aprovação ou negativa da solicitação do cliente. Ela também ajuda a estabelecer os termos do contrato, como quantia liberada, prazo de pagamento e juros.

Vale a pena saber que, com o avanço da tecnologia na área financeira, as análises costumam acontecer de maneira automatizada. Assim, as empresas têm mecanismos que fazem as avaliações mais rapidamente conforme as suas políticas de concessão de crédito.

Como esse processo funciona?

A análise de crédito é um processo feito em etapas, que contempla desde a coleta de informações até a tomada de decisão. Então, se uma pessoa ou empresa precisar de um empréstimo ou um cartão de crédito, ela faz a solicitação.

Após o pedido, a análise é iniciada. Dependendo do tipo de serviço ou produto financeiro, esse processo pode ser mais curto ou mais longo. Os fatores que influenciam o prazo incluem a existência de um relacionamento prévio com o cliente e o montante solicitado.

Desse modo, são avaliados dados como:

  • histórico de pagamento: para entender melhor o comportamento do cliente, por exemplo, se há registros de inadimplência ou atrasos em pagamentos, ou se ele paga as contas em dia;
  • renda: a ideia é saber o quanto esse cliente movimenta regularmente para medir a sua capacidade de pagamento;
  • score de crédito: é uma pontuação sobre o comportamento financeiro do usuário. O score da Serasa é um dos mais conhecidos no Brasil.

Também há elementos qualitativos nesse processo de análise. Nesse caso, algumas empresas de crédito podem considerar idade e profissão para entender melhor o perfil do solicitante.

Saiba, ainda, que as empresas de crédito podem fazer uma análise sem que haja um pedido do cliente por uma solução financeira. Quando já existe um relacionamento com o usuário, elas realizam essa avaliação para oferecer um cartão, uma linha de crédito pré-aprovada ou aumentos de limite.

Como melhorar seu score de crédito?

Como visto, a análise de crédito é um processo importante para empresas e pessoas físicas acessarem soluções financeiras. Nesse sentido, pode ser interessante adotar boas práticas para melhorar o seu score e aumentar as chances de aprovação.

Confira as principais recomendações!

Pague as contas em dia

Primeiramente, é fundamental que você pague as suas contas em dia. Afinal, o compromisso com a quitação de faturas de cartões de crédito, financiamentos, boletos e outros é um dos principais fatores que influenciam seu score de crédito.

O motivo é que as empresas que liberam os recursos querem saber se você é um cliente responsável. Logo, se há um histórico consistente de pagamentos, elas podem entender que os riscos de inadimplência são menores — o que aumenta as suas chances de aprovação.

Ademais, se você já tem dívidas, tente renegociar as condições para evitar que elas se tornem mais desafiadoras em seu planejamento financeiro. Eventuais atrasos e endividamentos costumam gerar registros negativos nos birôs de crédito, diminuindo seu score.

Mantenha os dados atualizados

Outra boa prática é manter os seus dados financeiros e pessoais atualizados, tanto nos bancos em que você tem conta quanto nos birôs de crédito — como a Serasa. Isso pode facilitar a aprovação de crédito, melhorar seu score e evitar problemas como recusas por inconsistências cadastrais.

Por exemplo, se houver uma mudança na sua renda ou estado civil, atualize essas informações no seu cadastro. Tenha em mente que esses dados ajudam na avaliação do seu perfil financeiro.

Tenha um bom relacionamento com instituições financeiras

Manter um bom relacionamento com os bancos e outras instituições em que você tem conta é estratégico para melhorar a pontuação de crédito. Logo, faça movimentações financeiras regulares para melhorar o seu perfil.

Além disso, avalie a possibilidade de aproveitar o open finance. Esse é um sistema do Banco Central que facilita o compartilhamento de dados financeiros.

Com o open finance, a autonomia sobre os dados é do usuário, que pode escolher quais informações compartilhar. Entre as vantagens está a possibilidade de receber ofertas de soluções de crédito mais vantajosas, já que há mais concorrência entre as empresas que oferecem esses produtos.

Evite solicitações de crédito em excesso

Por fim, evite fazer muitos pedidos de crédito que gerem verificações no seu score com frequência. Ter muitas consultas de terceiros em um curto espaço de tempo pode reduzir sua pontuação por passarem a impressão de que você está em uma situação financeira instável.

Portanto, procure ser estratégico ao pedir crédito. Por exemplo, se você tiver um pedido recusado, vale a pena esperar um pouco antes de solicitar novamente.

Neste conteúdo, você entendeu melhor o que é e como funciona uma análise de crédito. Como ficou claro, esse é um processo importante para acessar produtos e serviços financeiros. Por isso, vale a pena tentar melhorar o seu histórico para conseguir aprovações em boas condições.

Você precisa de um empréstimo pessoal com urgência? Conheça as soluções da Omni e encontre a mais adequada para a sua realidade!

Leia também

Ver todas