15/04/2024 às 11:05

Como usar a inteligência artificial a favor do seu negócio?

Empreendedorismo
Por Omni

Um assunto em alta na sociedade é a inteligência artificial (IA) — em especial, por conta do seu potencial, dos seus possíveis impactos e das oportunidades que ela oferece. Nesse contexto, é interessante saber como a tecnologia pode ser útil para os negócios.

Isso porque, se utilizada de maneira estratégica, a inteligência artificial contribui diretamente para os resultados dos mais diversos tipos de empresas. O aspecto inclusivo da IA abrange até áreas tradicionalmente dominadas por homens, que agora são cada vez mais inovadas por mulheres empreendedoras.

Você empreende e deseja saber como a IA pode ajudar o seu negócio? Então não deixe de conferir as informações deste conteúdo!

O que é inteligência artificial?

Primeiro, é importante entender o que é a inteligência artificial. A IA diz respeito à capacidade de máquinas de realizar tarefas que normalmente exigem atuação humana — o que envolve questões, como:

  • aprendizado e raciocínio;
  • reconhecimento de padrões;
  • resolução de problemas;
  • tomada de decisões.

Na prática, a inteligência artificial visa simular processos humanos e automatizar atividades de forma eficaz. Assim, ela pode ajudar a melhorar a eficiência, a precisão e a rapidez com que tarefas são executadas.

Um ponto interessante sobre o tema é que o Brasil, entre todos os países da América Latina, é o mais avançado no uso desse tipo de tecnologia. Segundo um estudo do SAS, em 2022, 63% das empresas brasileiras que usavam dados e análises contavam com soluções de inteligência artificial.

Além disso, de acordo com o “The Growth Report 2023: AI Edition”, da Twilio Segment, 98% das empresas no Brasil estavam experimentando a tecnologia em seus canais de marketing.

Afinal, como a IA pode contribuir para seu negócio?

Como você viu, a inteligência artificial já é realidade em muitas empresas brasileiras — e ela contribui tanto para pequenos negócios quanto para grandes companhias. Mas de que forma a IA pode ser útil?

Entenda a questão com mais detalhes, nos tópicos a seguir!

Automação de processos

Uma das principais utilidades da inteligência artificial em negócios se refere à automação de processos rotineiros e repetitivos. Com ela, é possível liberar um tempo valioso para que você possa se concentrar em atividades mais estratégicas, como busca de oportunidades e captação de recursos para o crescimento do negócio.

A tecnologia permite às empresas automatizar diversos tipos de tarefas. Entre elas, estão o agendamento de reuniões, o gerenciamento de estoque e até o atendimento ao cliente.

Personalização de experiências do cliente

Outro ponto relevante de contar com a inteligência artificial em um negócio é que ela pode ajudar a analisar o comportamento e as preferências dos seus clientes. Desse modo, é possível oferecer a eles uma experiência mais personalizada, além dos produtos ou serviços certos.

Em razão disso, o seu negócio pode aumentar o nível de satisfação dos consumidores e a taxa de fidelização — aspectos fundamentais para qualquer empreendimento, certo?

Análise de dados

Também é importante destacar que a inteligência artificial permite processar grandes volumes de dados de forma rápida e eficiente. Como consequência, você pode utilizá-los para fazer diferentes tipos de análises e entender melhor o desempenho do seu negócio.

Por exemplo, com a ajuda da IA, você consegue identificar padrões, oportunidades de melhoria e tendências, além de obter outros insights valiosos. Logo, as suas ações e estratégias poderão ser mais embasadas e eficientes.

Tomada de decisões inteligentes

A inteligência artificial ajuda a tomar decisões mais inteligentes, como visto. Isso é possível a partir do acesso a diversas informações, diferentes análises e até recomendações baseadas em dados históricos e em tempo real.

Dessa maneira, é possível fazer escolhas mais sábias que contribuirão para a sustentabilidade e crescimento do seu negócio — evitando erros e riscos desnecessários.

Previsão de demanda

Mais um aspecto que vale ser mencionado sobre a IA é que os seus algoritmos podem ser usados em empresas para prever a demanda de produtos ou serviços. Dessa forma, há como otimizar a gestão de estoque, a produção e a distribuição.

É válido ressaltar que a previsão de demanda é uma questão de grande importância para as empresas. O motivo é que, por meio dela, é possível garantir que o negócio terá os produtos ou serviços certos, disponíveis quando os consumidores precisarem.

Uma consequência é a melhora na eficiência do negócio na venda de soluções. Ainda, é possível evitar tanto o excesso quanto a escassez de estoque.

Por exemplo, os algoritmos de IA podem analisar dados históricos de vendas, sazonalidades, tendências de mercado e até eventos externos. Todas essas informações ajudam você a prever a demanda futura do seu negócio com maior precisão.

Assistência virtual e chatbots

Você aprendeu que a IA pode ajudar empresas no atendimento ao cliente à medida que a tecnologia automatiza a tarefa. Uma das principais formas de usá-la para esse fim envolve o uso de chatbots ou outro modelo de assistente virtual.

Com a tecnologia, é possível fornecer um suporte instantâneo aos clientes, 24 horas e 7 dias por semana. Assim, a sua empresa evita deixar os consumidores esperando ou sem resposta.

Ao usar chatbots ou assistentes virtuais baseados em IA, é possível:

  • responder a perguntas e dúvidas comuns dos consumidores;
  • solucionar problemas simples;
  • guiar clientes e potenciais clientes ao longo do processo de compra;
  • oferecer recomendações de produtos ou serviços;
  • encaminhar consumidores com questões mais complexas para atendentes humanos.

Ainda, em certos casos, essas tecnologias são capazes de ajudar clientes a rastrear pedidos e até a fazer reservas. Desse modo, você consegue ter uma economia de tempo significativa.

Otimização de marketing

Por último, o uso da inteligência artificial em negócios contribui com as ações e campanhas de marketing. Ao contar com a tecnologia, é possível segmentar o público-alvo com maior precisão, personalizar estratégias e até prever o seu desempenho.

Os algoritmos de IA conseguem identificar padrões e classificá-los com base em características demográficas, comportamentais e de preferências. Como consequência, as ações e campanhas de marketing podem ser mais direcionadas e eficazes.

Da mesma forma, os algoritmos têm a capacidade de analisar o desempenho de campanhas em tempo real e até fazer ajustes automaticamente para melhorá-las. Para completar, com todos os dados que a IA consegue fornecer, ela ajuda nas decisões em termos de investimento em ações e estratégias de marketing.

Entendeu como a inteligência artificial pode ser aproveitada pelo seu negócio? Então não deixe de utilizá-la para usufruir de todo o potencial que ela tem a oferecer. Como você viu, a IA consegue ajudar desde o atendimento ao cliente até as suas tomadas de decisão financeiras.

Quer impulsionar o seu negócio? Conheça o Programa ELAS da Finsol em parceria com a Omni!

Leia também

Leia também

Ver todas