10/01/2024 às 18:29

Como mulheres empreendedoras equilibram vida pessoal e profissional? Veja estratégias para superar obstáculos!

Empreendedorismo Feminino
Por Omni

Ainda que as mulheres empreendedoras sejam mais de 10 milhões no Brasil, segundo pesquisa do Sebrae, elas continuam a se deparar com problemas comuns. Mais da metade das entrevistadas pela CNDL/SPC Brasil cuidam dos filhos e das tarefas domésticas sozinhas, enfrentando longas jornadas.

Nesse sentido, o balanço entre as atividades profissionais e pessoais é uma batalha constante no empreendedorismo feminino. A busca pela independência financeira e a realização profissional, somadas às demandas pessoais, segue um desafio.

A seguir, você verá dicas para as mulheres empreendedoras equilibrarem os diversos aspectos da sua vida. Confira!

Defina objetivos e metas claros

O primeiro passo nessa jornada de equilíbrio é o entendimento do resultado almejado. Determine com clareza os objetivos que você deseja alcançar, tanto para a vida profissional quanto pessoal.

A metodologia SMART é bastante útil nesse contexto. Trata-se do estabelecimento de metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. Com o método, em vez de determinar “ter uma boa renda e tempo para a família”, os detalhes são definidos.

Um exemplo poderia ser “receber um pró-labore de R$ 10 mil até 2025 e reduzir a atual carga horária de 8 para 6 horas diárias”. Portanto, a adoção do SMART colabora para as empreendedoras desenvolverem um planejamento estratégico claro e realista para uma rotina plena e produtiva.

Delegue tarefas

Depois do estabelecimento de objetivos, é hora da delegação de tarefas. De acordo com pesquisa do Sebrae, 9 em cada 10 brasileiras empreendem sozinhas. Assim, toda a carga de trabalho fica para cerca de 90% das empresárias do país.

Diante disso, a distribuição de responsabilidades alivia a rotina e fortalece a eficiência operacional do seu negócio. O processo cria um ambiente no qual mais pessoas contribuem para o sucesso do empreendimento, liberando o seu tempo e evitando gargalos operacionais.

A delegação não é apenas transferir tarefas, mas sim, capacitar e motivar as pessoas ao seu redor. Além disso, você qualifica o negócio para ser mais independente, sem a sua tutela constante.

Estabeleça uma rotina de trabalho

Você viu que a delegação de tarefas traz mais comprometimento com a empresa, aliviando um pouco o trabalho operacional da empreendedora. Após conquistar essa etapa, é hora da criação de uma rotina que proporcione melhor qualidade de vida de quem empreende.

Ainda segundo o estudo da CNDL/SPC Brasil, quase metade das entrevistadas trabalham de casa. Associando os cuidados domésticos, esse cenário pode causar confusão entre as atividades profissionais e pessoais.

Portanto, o estabelecimento de uma rotina é fundamental para equilibrar empresa e vida pessoal. A constituição de uma agenda ajuda na otimização do tempo, na eficiência e na previsibilidade em suas atividades.

Inicie definindo horários para as principais tarefas, destacando momentos dedicados ao trabalho, reuniões e intervalos. Defina limites claros, evitando a sobrecarga e ajudando na preservação de espaço para compromissos pessoais.

Outra dica é avisar e alinhar a sua rotina com colegas, clientes e familiares. Dessa forma, você construirá expectativas realistas e fortalecerá o entendimento sobre as suas disponibilidades.

Desenvolva um ambiente de trabalho eficiente

Um cronograma bem estruturado de atividades ajudará bastante no equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Além disso, você também pode criar um ambiente de trabalho que seja um auxiliador em sua rotina.

Para tanto, comunique-se de forma transparente com sua equipe e parceiros, estabelecendo canais eficazes para troca de informações. A medida agiliza processos, criando um espaço colaborativo e de apoio mútuo.

Uma maneira para alcançar essa comunicação é o uso de ferramentas tecnológicas adequadas para otimização de tarefas e colaboração remota, se necessário. Aplicativos de mensagens e de gestão de demandas e projetos, como Trello, Planner, Asana, entre outros, são muito úteis nesse sentido.

Reserve tempo para a família e amigos

Com todas essas medidas, será mais fácil você ter um tempo de qualidade com pessoas queridas. A prática é indispensável para mulheres empreendedoras que buscam equilíbrio entre as suas jornadas, certo?

Assim como existe uma agenda para atividades profissionais, tenha um cronograma para estar ao lado de quem você gosta. Comece delimitando períodos específicos em sua rotina para se dedicar integralmente às relações afetivas.

Nesses momentos, desconecte-se das demandas profissionais e ofereça atenção plena às interações pessoais. Seja participativa em atividades compartilhadas, promovendo laços emocionais e fortalecendo conexões duradouras.

Outra dica é uma comunicação aberta sobre a sua disponibilidade. Esteja disposta a ajustes em sua agenda quando preciso e à integração dos seus entes queridos no planejamento diário. A ação reforça a importância das relações interpessoais e contribui para uma rotina saudável.

Planeje suas folgas

A reserva de tempo para boas companhias é apenas o começo para uma ideia ainda mais ampla: folgas e férias. Mulheres empreendedoras que muitas vezes tocam sozinhas as suas empresas podem ter dificuldade para momentos exclusivos de descanso.

No entanto, é necessário o estabelecimento de períodos regulares para esse fim — e o planejamento é a chave para o sucesso de dias sem trabalho. A antecipação na sua agenda contribui para a sua saúde mental e fortalece a eficiência quando você está no trabalho.

Então, defina intervalos para recarregar as energias, seja em fins de semana prolongados ou pausas ao longo da semana. Durante esses períodos, afaste-se das responsabilidades profissionais e se dedique a atividades que promovam descontração e bem-estar.

Lembre-se de comunicar as pausas com antecedência à sua equipe, parceiros e clientes, estabelecendo expectativas realistas sobre sua disponibilidade. Isso contribui para um ambiente de trabalho mais saudável, no qual todos compreendem a importância do descanso.

Não se cobre tanto

Após todas estas dicas para o equilíbrio entre empreendedorismo e vida pessoal, o recado final é que você não seja tão exigente consigo. Por isso, reconheça as suas conquistas e aprendizados, entendendo que a perfeição não é a meta. A aceitação das suas limitações em relação a esse balanço não é sinal de fraqueza, mas sim, de autoconhecimento.

Assim, as mulheres empreendedoras frequentemente se deparam com questões desafiadoras sobre o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Mas com organização e planejamento, será mais fácil você encontrar um ponto favorável para o desenvolvimento saudável de todos os aspectos da vida.

Agora, continue a sua descoberta. Veja 3 exemplos de empreendedores que usaram microcrédito para impulsionar seu negócio!

Leia também

Leia também

Ver todas