Por mais cuidadoso que você seja na direção, erros acontecem e podem levar às infrações. Então, ao receber a notificação, basta pagar o valor cobrado para regularizar a situação, certo? Na verdade, não é tão simples. Você precisa verificar se não se trata de uma multa falsa.
Esse é um dos principais golpes aplicados por criminosos. O motivo é que o aumento da digitalização das operações diárias também levou à multiplicação dos tipos de truques utilizados por golpistas para enganar a população.
Desse modo, é necessário cuidado e muita atenção para não se tornar uma vítima dessas artimanhas. Continue a leitura para conhecer o golpe da multa falsa e aprenda como se defender!
No golpe da multa falsa, criminosos se passam por órgãos oficiais de trânsito, como o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Assim, eles enviam notificações para as vítimas, informando a ocorrência de uma infração e solicitando o pagamento da penalidade financeira — porém, ela é inverídica.
O contato dos golpistas com seus alvos pode acontecer de diferentes maneiras, como por SMS, e-mail ou WhatsApp. Nesses casos, o conteúdo da mensagem geralmente contém informações verídicas, como a placa do veículo, o nome do condutor e seu endereço.
A presença de dados corretos é uma das principais estratégias dos criminosos para conferir veracidade ao documento. Com isso, muitas vítimas acreditam que foram autoras de infrações, realizando o pagamento da quantia cobrada.
No entanto, a infração é inexistente, como você viu. Então o montante também não é depositado para o órgão de trânsito responsável, mas para uma conta vinculada aos golpistas.
Você aprendeu que é comum os criminosos utilizarem informações reais para dar mais credibilidade ao documento da multa falsa. Apesar disso, existem detalhes que ajudam as vítimas a reconhecer que se trata de um golpe.
Veja quais são os sinais!
O primeiro passo antes de pagar qualquer multa é conferir se ela realmente existe. Para isso, acesse o site oficial do Detran do seu estado. Outra opção é o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que documenta as infrações de cada proprietário de veículo.
Ao receber uma notificação de qualquer órgão — não apenas do Detran — leia atentamente o documento. Ao fazê-lo, procure erros de português ou problemas na formatação. É bastante comum que os golpistas cometam esse tipo de deslize.
Tenha em mente que, embora não seja impossível, é improvável que um órgão oficial envie documentos com erros de escrita ou logotipos de baixa qualidade.
Você recebeu uma notificação de trânsito por SMS ou WhatsApp? Cuidado, pois há grandes chances de ser uma multa falsa. Os órgãos utilizam canais oficiais para se comunicar com a população. Portanto, não clique em links que acompanhem as notificações, já que eles destoam do padrão de comunicação do Detran.
Jamais compartilhe informações pessoais por mensagens ou ligações telefônicas. Aliás, essa é uma dica que vale para qualquer situação, não apenas para se proteger contra a multa falsa.
O compartilhamento de dados, como CPF e endereço, dá aos golpistas acesso a mais recursos para aplicarem seus crimes.
Neste conteúdo, você conheceu o golpe da multa falsa e as artimanhas utilizadas para a sua aplicação. Para evitar se tornar uma vítima desse crime, pratique as dicas listadas. Com elas, você tem mais chances de manter a sua segurança.
Para se proteger de crimes, leia este artigo e conheça os golpes financeiros mais comuns e como evitá-los!
Se você é um parceiro Omni, lojista ou agente, acesse:
Acessar área do parceiro
Se você é um cliente Omni, acesse o link abaixo:
Acessar área do cliente