A valorização da presença das mulheres nos negócios é um movimento transformador. Com a liderança feminina crescente, as empresas passam a contar com perspectivas diversas e a se tornarem mais inclusivas, equilibradas e inovadoras.
Com isso, é possível romper barreiras, inspirar outras mulheres e gerar resultados significativos, tanto no desempenho financeiro quanto na cultura organizacional. Portanto, essa deve ser uma causa coletiva.
Entenda a importância da liderança feminina, os desafios que as mulheres ainda enfrentam e os exemplos inspiradores. Boa leitura!
A liderança feminina proporciona diversidade e inclusão no ambiente de negócios. Essa é uma forma de tornar o mercado mais justo e igualitário, proporcionando oportunidades a todas as pessoas, independentemente do gênero.
Para elas, ter referências também é importante. Mulheres em cargos de liderança funcionam como modelos para as demais, incentivando-as a perseguirem objetivos ambiciosos em suas carreiras. A inspiração auxilia a romper estereótipos de gênero, que ainda são comuns no mercado de trabalho.
Mas não são apenas as mulheres que se beneficiam da ocupação de cargos de liderança. A razão é que a diversidade de gênero é capaz de impulsionar a inovação e melhorar o desempenho financeiro das empresas.
Assim, companhias com lideranças diversas tendem a estar mais bem preparadas para enfrentar desafios e adaptar-se a mudanças no mercado. O resultado costuma ser o ganho em vantagem competitiva.
As ações para promover mais espaço para a diversidade nos cargos de liderança apresentam avanços, porém, ainda existem desafios a serem enfrentados. A falta de representação das mulheres pode estar relacionada a barreiras com as quais elas costumam precisar lidar.
Em primeiro lugar, os trabalhos não remunerados, como atividades domésticas e cuidados com a família, ainda recaem majoritariamente sobre o público feminino. O aspecto dificulta conciliar a vida pessoal e profissional.
Mulheres também tendem a enfrentar estereótipos que descredibilizam o seu trabalho. Ainda, existe uma diferença salarial entre os gêneros. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2022, os homens ganhavam 17% a mais do que as mulheres.
Nesse contexto, vale observar que, em 2023, as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil — que representava o mesmo patamar de 2022. Portanto, existe uma distância a ser superada para ter mais equilíbrio no mercado.
Além de saber a importância e os desafios da liderança feminina no Brasil, vale a pena conhecer mulheres de destaque em cargos importantes.
Veja alguns exemplos para se inspirar:
Como você pôde ver, a liderança feminina enfrenta desafios, mas também registra avanços. No Brasil, a proporção de mulheres em cargos de chefia ainda é inferior à de homens, além de haver uma diferença salarial. Mas existem projetos e iniciativas para tornar o mercado mais igualitário.
Você gosta de conteúdos como este? Então nos siga nas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube!
Se você é um parceiro Omni, lojista ou agente, acesse:
Acessar área do parceiro
Se você é um cliente Omni, acesse o link abaixo:
Acessar área do cliente