14/02/2024 às 14:17

PIB × Eleição = corrida contra o tempo

Momento Econômico
Por Nicola Tingas | Consultor Econômico

No início do ano, as projeções de crescimento do PIB 2024 eram de 1,4% a 1,8%, agora há projeções que superam os 2% em direção aos 2,5%. De qualquer forma, políticos estimam que o PIB maior favorece reeleição de prefeitos, e também o poder do bloco de governo.

O Boletim Macro – janeiro 2024 (FGV IBRE), em quadro analítico, indica a composição dos “setores chave” para impulsionar o PIB em 2024. Do lado da Oferta: Indústria e Serviços. Do lado da Demanda: Gastos do Governo e Investimento, e principalmente, o Consumo das Famílias (aproximadamente 70% do PIB Demanda).

Insights para 2024
1º semestre: são esperados ajustes financeiros de fluxo de caixa e orçamento (Pessoa Física e Pessoa Jurídica) e de estratégia de inovação, serviços e mercados (Pessoa Jurídica).2º semestre:  questão central é qual será a velocidade de aceleração do PIB em função dos inúmeros estímulos da política econômica (governo federal) em ano eleitoral, e também que intensidade de redução da taxa básica de juros (SELIC) será efetivada pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
INDICADORES ECONÔMICOS

 

Desempenho do Varejo
O Varejo Restrito (IBGE) teve uma queda expressiva de 1,3% no mês de dezembro 2023, devido ao deslocamento de vendas em função da Black Friday. No ano, apenas 1,7% de alta. A escala de distribuição do “volume de vendas de varejo” no ano 2023 indica restrições de poder aquisitivo do consumidor. O maior consumo foi em itens básicos: artigos farmacêuticos, combustíveis, supermercados.

 

Para 2024, dado o elevado nível de emprego e maior massa salarial, juros em queda, e inflação moderada, melhora da Confiança e do Crédito, as expectativas convergem na direção de maior Consumo das Famílias com fortalecimento do Varejo.

Consumo das Famílias 
O Consumo das Famílias foi limitado em 2023 devido elevada inadimplência (por incapacidade orçamentária) e elevado custo dos empréstimos devido a política monetária ainda significativamente restritiva. Pessoa Jurídica também teve alta inadimplência.

Inadimplência – Recursos Livres Pessoa Física

Inadimplência – Recursos Livres Pessoa Jurídica

Inadimplência – Recursos Livres Pessoa Física

Entretanto, em meses recentes, já se observa redução de comprometimento de renda, e gradual queda do endividamento das Famílias.

Adicionalmente, com reestruturação de dívidas em andamento, juros em queda, emprego e renda favoráveis; o Consumo das Famílias, junto com Serviços, poderá impulsionar maior crescimento do PIB 2024 no 2º semestre.

INDICADORES DE MERCADO FINANCEIRO & BANCO CENTRAL

Inflação, Juros & Copom
A inflação janeiro 2024 teve alta de 0,42%, acima da previsão de mercado. As pressões sazonais do início ano foram significativas, mas destaque foi alta de 0,76% preços de serviços (contra alta de 0,51% em dezembro). Em 12 meses o IPCA acumula alta de 4,51%.

O mercado de juros (DI Futuro) reduziu precificação de queda da SELIC.

Sancionou assim a cautela da autoridade monetária (BACEN) na recente ata do Copom. Detalhes em: https://www.bcb.gov.br/publicacoes/atascopom

TAXA DE C MBIO & BOLSA DE VALORES
câmbio continua sensível aos múltiplos eventos internos e externos, em especial as flutuações da curva de ajuste de juros pelo FED (USA), com limitada banda de flutuação.

Ibovespa (B3) teve forte valorização do final de 2023, em reação a melhora curva de juros nos USA, redução do ritmo de inflação e queda de juros domésticos. Para 2024 o mercado tem expectativa de valorização mais expressiva ao longo do ano. Por enquanto, é contido por incertezas internas e externas.

Pesquisa Expectativa de Mercado – FOCUS (BANCO CENTRAL)

 

1) A presente Newsletter foi preparada pela Tingas Consultoria, Assessoria e Treinamento Ltda., a pedido de Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento, e não deve ser considerada um relatório de análise

para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598, de 3 de maio de 2018 ou quaisquer outras regulamentações aplicáveis relacionadas ao tema.

2) Esta Newsletter tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas e não constitui e nem deve ser interpretada, sob nenhum aspecto, como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas nesta Newsletter foram consideradas razoáveis na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. A presente Newsletter não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nela abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas no presente informativo refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo desta Newsletter na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento não tem obrigação de atualizar ou modificar esta Newsletter, tampouco de informar o leitor.

3) O responsável pela elaboração desta Newsletter certifica que as opiniões, estimativas e projeções nela expressas refletem, de forma precisa, única e exclusiva, sua visão e opinião pessoal, tendo sido produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento.

4) Esta Newsletter é destinada à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento, podendo ser distribuída para os seus clientes, bem como para os clientes das empresas integrantes do grupo econômico do qual a Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento faz parte e divulgada no site http://www.omni.com.br. Fica proibida a reprodução e/ou a redistribuição desta Newsletter para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento.

5) A Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento e/ou quaisquer das empresas integrantes de seu grupo econômico não se responsabilizam por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesta Newsletter e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo.

6) Para maiores informações sobre os produtos e serviços da Omni S.A Crédito, Financiamento e Investimento, favor acessar o site http://www.omni.com.br

Leia também

Leia também

Ver todas