Os cartões de crédito fazem parte da rotina de muitas pessoas, mas ainda existem mitos sobre seu uso e funcionalidades. Essas informações erradas podem levar a decisões financeiras equivocadas e a uma gestão inadequada do seu dinheiro.
O caminho para uma melhor organização financeira está em entender como os cartões funcionam e como utilizá-los com responsabilidade. A medida envolve se familiarizar com os mitos mais difundidos sobre o uso deles.
Quer conferir quais são 7 mitos sobre cartões de crédito que você deve esquecer? Continue a leitura do artigo!
Acreditar em mitos sobre cartões de crédito pode ter consequências negativas para a sua saúde financeira. Afinal, existe um impacto direto na forma como você utiliza o meio de pagamento no dia a dia.
O maior risco é o de enfrentar um endividamento elevado ao tomar decisões baseadas em informações incorretas. A prática pode resultar em dívidas que aumentam rapidamente devido aos juros, dificultando manter o controle financeiro.
Além disso, existe a possibilidade de seu score de crédito sofrer danos ao fazer um uso incorreto do recurso. Uma pontuação baixa tende a limitar suas opções de crédito no futuro, dificultando a obtenção de empréstimos ou financiamentos.
Aliás, o acúmulo de dívidas pode causar impactos negativos no seu crédito por um tempo prolongado, já que elas continuam em seu histórico financeiro. Para evitar esses riscos, é essencial saber o que é mito e verdade em relação aos cartões de crédito.
Tendo em mente a importância de se informar corretamente sobre o funcionamento desses meios de pagamento, vale a pena se familiarizar com os erros mais difundidos nesse sentido.
A seguir, veja quais são os 7 principais mitos sobre cartões de crédito e por que eles não correspondem à realidade!
Muita gente acredita que a melhor maneira de evitar problemas financeiros é não ter um cartão de crédito. No entanto, a visão não considera os benefícios que esse meio de pagamento oferece quando usado corretamente.
Vale lembrar que ter um cartão de crédito pode ser uma forma de construir e manter um bom histórico de crédito. Ainda, a solução geralmente oferece benefícios adicionais, como proteção contra fraudes e garantias estendidas em produtos.
Fazer somente o pagamento do valor mínimo da fatura costuma parecer uma solução fácil, mas a prática é prejudicial a longo prazo. Ao fazer isso, você está só cobrindo os juros e uma pequena parte do saldo principal — contribuindo para a dívida crescer com o tempo.
Esse pode ser o início de um ciclo de endividamento do qual é difícil de se livrar devido ao efeito dos juros sobre o montante. Lembre-se também de que manter um débito alto no cartão afeta negativamente a sua pontuação de crédito.
Muitas pessoas acreditam que utilizar o limite total do cartão de crédito é uma prática comum, mas ela tende a ser prejudicial para suas finanças. Na verdade, a situação indica que você está em risco de sobrecarga financeira, prejudicando o seu score.
Em vez de se basear no limite do cartão, pense em quanto da sua renda está disponível para pagar a fatura quando ela chegar. Ao controlar a quantidade de crédito usada, você demonstra ter educação financeira e evita possíveis problemas futuros.
É um erro pensar que as pendências do cartão de crédito desaparecem automaticamente depois de um período de 5 anos. Por mais que muitas dívidas possam prescrever (caducar) nesse tempo, a condição apenas significa que elas não podem ser cobradas judicialmente.
Ainda assim, a dívida continua impactando seu histórico de crédito e a sua capacidade de obter novos empréstimos. Não resolver a pendência também tende a prejudicar a sua relação com a instituição que emitiu o cartão de crédito.
Quitar a fatura do cartão de crédito antes do vencimento é, na verdade, uma prática recomendada que pode beneficiar seu score. Afinal, o que conta para a pontuação é o seu histórico de pagamentos — e manter as contas em dia demonstra responsabilidade financeira.
Além disso, quitar a fatura antecipadamente ajuda a preservar uma baixa utilização de crédito — outro fator relevante para uma boa pontuação. As medidas contribuem para que você não passe por apuros com uma fatura que fuja do controle.
Além da senha numérica, os cartões de crédito possuem diferentes camadas de segurança, como o chip — que criptografa os dados durante as transações para impedir roubos de informações. Outro recurso importante é o código de verificação, que ajuda a confirmar a posse do cartão na internet.
Para aumentar ainda mais a segurança, você pode optar por usar cartões virtuais para compras online e carteiras digitais. Contudo, tenha cuidado para não compartilhar os dados do seu cartão e mantê-lo sob supervisão ao realizar pagamentos para evitar fraudes.
Apesar de haver diferentes ofertas de cartões de crédito vindas de instituições financeiras e outras empresas, é comum pensar que todos são iguais. Entretanto, isso não é verdade. Por mais que todos permitam fazer compras a prazo, eles variam em características como taxas e benefícios.
Então, ao considerar o uso de um cartão de crédito, compare as possibilidades oferecidas pelas instituições. O objetivo é encontrar aquele que melhor se adapta às suas necessidades e estilo de vida.
Agora você conhece os 7 principais mitos sobre o uso de cartões de crédito e a realidade por trás deles. Compreender seu verdadeiro funcionamento possibilita tomar decisões financeiras mais informadas e evitar erros comuns que podem afetar as suas finanças.
Quer continuar por dentro de mais informações essenciais como essas? Siga a Omni no Instagram, LinkedIn e Facebook!
Se você é um parceiro Omni, lojista ou agente, acesse:
Acessar área do parceiro
Se você é um cliente Omni, acesse o link abaixo:
Acessar área do cliente