Para quem atua com o transporte de mercadorias, a manutenção de caminhões é uma parte do trabalho que jamais deve ser esquecida. Afinal, é ela que garante a eficiência e a segurança das operações diárias.
No entanto, para que a prática entre na rotina do caminhoneiro, é preciso saber o que deve ser verificado em cada inspeção. Ela deve abranger todos os componentes do veículo, desde sua parte interna até a externa.
Que tal conhecer mais detalhes? Neste artigo, você verá 5 dicas de manutenção de caminhões para seu veículo estar sempre novo!
A manutenção preventiva é uma das práticas mais importantes para garantir o desempenho ideal do caminhão. Um de seus principais benefícios é a redução de custos, já que a medida ajuda a identificar problemas antes que eles se tornem graves e caros para consertar.
Esse trabalho também é vital para uma maior satisfação dos seus clientes. Afinal, se eles dependem de entregas rápidas e confiáveis, ter o veículo bem cuidado diminui as chances de quebra durante o transporte — e consequentes atrasos.
Além disso, ter um caminhão demanda recursos financeiros. Então realizar uma manutenção preventiva periodicamente ajuda a manter a vida útil do veículo, possibilitando valorizar o investimento inicial do empreendedor.
Ter um comprometimento com a manutenção preventiva do seu caminhão é apenas o primeiro passo para garantir a durabilidade dele. Você também precisa saber o que verificar para que o veículo continue funcionando bem.
A seguir, veja 5 dicas de manutenção de caminhões para aplicar na sua rotina!
Como parte de uma rotina de manutenção preventiva, volte a sua atenção para o nível do óleo e dos demais fluidos do seu caminhão. Entre eles, estão o líquido de arrefecimento e o fluido de transmissão — essenciais para o bom funcionamento do veículo.
Ter pneus carecas no caminhão aumenta a chance de acidentes, então se certifique de verificá-los regularmente. Ainda, mantenha-os sempre calibrados para continuarem funcionando bem e sem correr o risco de gastar combustível demais.
Devido ao alto consumo de energia, os caminhões geralmente operam com duas baterias. Nesse caso, vale a pena ficar de olho nos sinais de que elas estão desgastadas. Além da luz de aviso no painel, é possível perceber luzes e faróis fracos e dificuldade para dar partida.
Como os caminhões costumam usar o sistema pneumático, verifique regularmente a pressão, o compressor e possíveis vazamentos de ar. Além disso, substitua pastilhas, lonas e tambores de freio sempre que estiverem desgastados.
Manter o caminhão limpo por dentro e por fora ajuda a prolongar a vida útil dele, além de melhorar sua aparência. Então dedique um tempo para retirar sujeira, lama e outros detritos que possam se acumular nos componentes do veículo. Já no interior, tenha atenção especial a lixo e poeira.
Agora você conhece a importância da manutenção de caminhões para a sua atuação e 5 dicas de como realizá-la, bastando incluí-la na sua rotina. Lembre-se de que esse esforço será decisivo para você continuar operando de forma confiável e eficiente.
Você também pode contar com o Renova Omni para fazer a manutenção do seu caminhão com tranquilidade, ou até mesmo trocá-lo. Basta acessar o site para conhecer as possibilidades!
Se você é um parceiro Omni, lojista ou agente, acesse:
Acessar área do parceiro
Se você é um cliente Omni, acesse o link abaixo:
Acessar área do cliente