Se você está com dívidas e deseja limpar o seu nome, saiba que há como fazer isso seguindo poucos passos. Vale ressaltar que o endividamento é uma situação que afeta muitas pessoas no Brasil, como mostra o Mapa da Inadimplência da Serasa.
Segundo o órgão de proteção ao crédito, em outubro de 2024, havia 73,1 milhões de pessoas endividadas no Brasil — número equivalente a 34% da população. Observe que há muita gente com o nome sujo no país.
Porém, é possível mudar esse cenário e limpar o nome sujo seguindo algumas dicas. Confira 5 passos para realizar esse objetivo
Além de gerar restrições de crédito, ter o nome sujo é uma situação que tira o sono de muitos e pode até afetar a saúde mental. Se você se encontra nessa circunstância e deseja mudar esse cenário quanto antes, confira os 5 passos, a seguir!
Em primeiro lugar, faça um levantamento de todas as suas dívidas, caso tenha mais de uma. Para a tarefa, utilize os sites do SPC Brasil e da Serasa e consulte a sua situação. Se você tiver apenas um débito em aberto, pode passar para o terceiro passo.
O passo seguinte é categorizar as dívidas para priorizar aquelas que exigem atenção imediata. Uma sugestão é seguir esses critérios:
Seguindo os passos anteriores, você sabe exatamente para quem deve e qual é o valor de cada débito — caso haja mais de um. A partir disso, analise a sua situação financeira atual para começar a se planejar para pagar as obrigações.
Para a tarefa, utilize uma planilha, um aplicativo ou outro meio para anotar todo o dinheiro que entra e sai do seu orçamento no mês. Assim, você tem mais clareza de quanto recebe e gasta, e se sobra alguma quantia.
Caso sobre, comece a separar o montante para destinar ao pagamento das suas dívidas. Já se o seu orçamento mensal está no seu limite, reveja seus gastos e avalie possíveis cortes ou reduções — pelo menos até você pagar os seus débitos.
Se não houver nenhuma área para economizar, considere fontes de renda extra, como vender itens que não usa mais ou trabalhar como freelancer. O importante é ter dinheiro no seu orçamento para destinar às dívidas.
Após entender o tamanho do seu endividamento e a sua situação financeira atual, é hora de negociar as pendências com os credores. Nessa etapa, entre em contato com eles, demonstre interesse em pagar o débito e busque melhores condições.
Ao conversar com os credores, pergunte se é possível mudar os prazos, as parcelas ou as taxas de juros. Ao reduzir o valor das prestações, por exemplo, você pode tornar o pagamento mais adequado para o seu bolso.
Uma dica é aproveitar os mutirões de negociação e feirões para limpar o nome, como o Feirão Serasa Limpa Nome. Esses eventos ocorrem ao longo do ano e oferecem descontos de até 90% no pagamento de dívidas, sendo oportunidades para se livrar das dívidas com condições especiais e recuperar o crédito.
Negociando as dívidas e chegando a um acordo com os credores, o último passo é pagá-las — seja à vista ou em parcelas. É fundamental se organizar adequadamente para quitar cada débito e não se endividar mais.
Por esse motivo, evite o uso do cartão de crédito durante esse período. Embora seja um meio de pagamento útil em muitas situações, ele pode piorar a sua situação caso seja mal administrado.
Da mesma maneira, tenha atenção aos pequenos gastos e às compras desnecessárias enquanto estiver pagando as suas dívidas. A razão é que existe o risco de essas despesas prejudicarem seu orçamento e a quitação dos seus débitos.
Por fim, pagando as suas dívidas, acesse os sites do SPC Brasil e da Serasa para verificar a sua situação. Pode levar até cinco dias úteis para que os débitos não estejam mais no seu cadastro e o seu nome fique limpo novamente.
Muitas vezes, as pessoas se endividam por não saberem administrar o seu dinheiro corretamente. Por isso, uma dica extra para você não passar mais por uma situação como essa é investir na sua educação financeira.
Ao estudar sobre finanças — como por meio de cursos, livros ou vídeos —, você pode melhorar a sua relação com o dinheiro e usá-lo com mais sabedoria.
Com as dicas e informações apresentadas, agora você sabe o que fazer para limpar o seu nome e voltar a ter crédito. Resta apenas entender a importância de manter um bom histórico financeiro para aumentar a sua credibilidade no mercado, certo?
Na prática, o histórico positivo aumenta as chances de conseguir empréstimos, financiamentos e cartões de crédito com taxas de juros mais baixas e limites mais elevados. Além disso, ter um bom controle de suas finanças ajuda a evitar dívidas e a viver com mais tranquilidade, permitindo planejar e realizar seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Por outro lado, quando o seu histórico financeiro é ruim, geralmente o seu score diminui, seu acesso a crédito fica mais limitado e você tem maiores dificuldades para acessar serviços. Portanto, procure administrar o seu dinheiro corretamente, evitando o endividamento.
Limpar o nome, seja no SPC, Serasa ou outro órgão, é uma tarefa que exige organização, planejamento e disciplina. Com os 5 passos apresentados neste artigo, agora você sabe como se livrar das dívidas e recuperar o seu crédito.
Está com o nome sujo e deseja limpá-lo? Saiba que a Omni pode ajudar! Conheça nosso serviço de empréstimo com garantia!
Se você é um parceiro Omni, lojista ou agente, acesse:
Acessar área do parceiro
Se você é um cliente Omni, acesse o link abaixo:
Acessar área do cliente