10/08/2023 às 18:15

Agenda de agosto: expectativa de avanços mantém viés positivo para fim do 2º semestre

Momento Econômico
Por Nicola Tingas | Consultor Econômico

Ano 6 – 73     10 de agosto de 2023

  • A intensa Agenda de agosto (Banco Central, Congresso e Executivo) prevê decisões que afetarão a economia. Avanços ou retrocessos dependerão de acordos entre Legislativo e Executivo;
  • A economia está sob efeito da política monetária restritiva, exceto agribusiness e, parcialmente, serviços. Uma das grandes dificuldades é de fluxo de caixa escasso versus passivos elevados;
  • Empresas com baixa geração de caixa buscam reestruturar passivos, principalmente com crédito público e/ou mercado de capitais. Famílias em limite de endividamento e alta inadimplência fazem reestruturação de dívidas (Desenrola) e outras iniciativas, para mitigar restrições orçamentárias;
  • Agentes econômicos têm viés positivo para parte das decisões e fatos ao longo de agosto, gerando expectativa de gradual melhora da conjuntura econômica até o final de 2023.

Comitê de Política Monetária – Copom: inflação em queda e economia fraca permitem início de corte de juros SELIC em 0,5%Ata do Copom confirma desaceleração da inflação e evolução favorável de riscos, permitindo o início do ciclo de redução da taxa de juros. Mas, reforça cautela para convergência de inflação e metas no médio prazo, além de que “a dinâmica fiscal segue relevante para o cenário base”. Em relação a aceleração do ritmo de corte de juros para 0,75% afirma que “é pouco provável a intensificação dos cortes”. Contudo, como juros nominais e reais ainda estarão elevados, com possibilidade de riscos cadentes, temos 2 cenários:

Mercado de juros (DI Futuro, B3) precifica cautela na curva de corte de juros (piso em 10%)
Taxa de câmbio teve valorização em meses recentes. Atualmente precifica risco juros USA e agenda local 
Ibovespa (B3) teve valorização com melhora de indicadores e fiscal, agora aguarda tendências para seguir

Congresso retoma atividades e poderá avançar em parte de temas chave para o governo (Executivo).

Avanços ou retrocessos dependerão de acordos entre Legislativo e Executivo:

  • Novo arcabouço fiscal;
  • Volta do voto de qualidade do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – Carf;
  • Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024;
  • MP das apostas esportivas;
  • Tributação de “offshores”;
  • Mudança nas regras JCP;
  • Taxação de fundos exclusivos;
  • Proposta de Orçamento 2024;
  • PEC da Reforma Tributária.
Governo (Executivo) apresentará passos da agenda de estímulo da atividade econômica: 
  • Programa de Aceleração do Crescimento – PAC previsto anúncio em breve;
  • Plano Plurianual (PPA) será anunciado pelo governo até 31 de agosto;
  • BNDES atua em várias frentes tradicionais de crédito público, juntamente com bancos públicos;
  • Para despesas da agenda do governo, fontes de recursos expressivos são necessários.

 

1) A presente Newsletter foi preparada pela Tingas Consultoria, Assessoria e Treinamento Ltda., a pedido de Omni Banco S.A. e não deve ser considerada um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 598, de 3 de maio de 2018 ou quaisquer outras regulamentações aplicáveis relacionadas ao tema.

2) Esta Newsletter tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas e não constitui e nem deve ser interpretada, sob nenhum aspecto, como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas nesta Newsletter foram consideradas razoáveis na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O Omni Banco não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. A presente Newsletter não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nela abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas no presente informativo refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo desta Newsletter na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. O Omni Banco não tem obrigação de atualizar ou modificar esta Newsletter, tampouco de informar o leitor.

3) O responsável pela elaboração desta Newsletter certifica que as opiniões, estimativas e projeções nela expressas refletem, de forma precisa, única e exclusiva, sua visão e opinião pessoal, tendo sido produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação ao Omni Banco.

4) Esta Newsletter é destinada à circulação exclusiva para a rede de relacionamento do Omni Banco, podendo ser distribuída para os seus clientes, bem como para os clientes das empresas integrantes do grupo econômico do qual o Omni Banco faz parte e divulgada no site http://www.omni.com.br. Fica proibida a reprodução e/ou a redistribuição desta Newsletter para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso do Omni Banco.

5) O Omni Banco e/ou quaisquer das empresas integrantes de seu grupo econômico não se responsabilizam por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas nesta Newsletter e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo.

6) Para maiores informações sobre os produtos e serviços do Omni Banco, favor acessar o site http://www.omni.com.br

Leia também

Ver todas