25/03/2024 às 11:29

Educação financeira para empreendedores: 4 estratégias para crescer com saúde financeira

Educação Financeira
Por Omni

A sobrevivência e crescimento de um negócio dependem muito da sua saúde financeira. Ao negligenciar esse tema, um empreendimento tende a passar por problemas graves, como a ineficiência do seu fluxo de caixa e a escassez de capital de giro.

Por esse motivo, a educação financeira para empreendedores tem grande importância ao auxiliar na evolução sustentável do seu negócio. Afinal, ela busca ajudar os empreendedores a melhorarem sua relação com o dinheiro, levando a tomadas de decisão mais acertadas.

Continue a leitura deste conteúdo e conheça 4 estratégias para fazer o seu empreendimento crescer com uma saúde financeira sólida. Boa leitura!

1. Separar as finanças pessoais e empresariais

Um erro bastante comum entre os empreendedores é não conseguir separar os recursos pessoais dos empresariais. Isso acontece porque, em determinados contextos, os donos do negócio tendem a enxergar as finanças da empresa como uma opção para suprir as suas necessidades momentâneas.

No entanto, é preciso evitar o hábito de utilizar o capital do empreendimento para fins pessoais. Caso contrário, você pode ter uma série de problemas com a saúde financeira do seu negócio, impedindo-o de prosperar.

Vale compreender que os recursos vindos do faturamento da empresa precisam ser utilizados para priorizar o pagamento dos seus custos operacionais e outras despesas. Então é fundamental que o empreendedor mantenha os recursos pessoais e os da empresa em contas bancárias separadas.

2. Montar um planejamento de gastos

Outra etapa essencial que a educação financeira para empreendedores costuma abordar é a elaboração de um planejamento de gastos. Usando uma planilha ou outra ferramenta de fácil visualização, você pode estipular todos os custos envolvidos na sua operação, contemplando as despesas fixas e variáveis.

Ao realizar esse processo, é possível analisar de forma mais estratégica quais são os gastos necessários para manter o funcionamento do negócio. Dessa forma, você conseguirá identificar despesas que podem ser cortadas ou reduzidas, buscando aumentar a sua margem de lucro.

Além de auxiliar na compreensão sobre os custos do empreendimento, o planejamento costuma servir para estipular metas de gastos. Assim, você consegue manejar melhor o caixa para garantir a quitação de todas as contas no decorrer dos meses.

3. Construir uma reserva de emergência

Como você viu, saber lidar com os gastos mensais do empreendimento é um ponto crucial para manter sua saúde financeira. Nesse sentido, a construção de uma reserva de emergência pode ser uma solução eficiente para auxiliar na redução da inadimplência por parte do seu negócio.

Esse montante servirá para trazer segurança ao empreendimento, assegurando a existência de capital para cobrir momentos de crise ou solucionar eventuais imprevistos. Para tanto, uma reserva de emergência ideal deve conseguir suprir, pelo menos, 6 meses dos custos operacionais da empresa.

4. Possuir capital de giro

Fora a reserva de emergência, você precisa se atentar ao capital de giro do negócio. Ele representa os recursos financeiros necessários para garantir o funcionamento adequado das suas operações, demonstrando a capacidade do empreendimento em arcar com suas obrigações de curto prazo.

Para calcular o capital de giro, some todos os ativos circulantes — que são os bens e direitos de alta liquidez do negócio — e subtraia esse valor das despesas operacionais. Saber o resultado dessa conta é fundamental para o empreendedor avaliar se possui dinheiro suficiente para manter a empresa.

Este conteúdo mostrou 4 dicas de educação financeira para auxiliar os empreendedores a alavancarem seus negócios de modo estável. A partir dessas informações, você pode tomar decisões mais assertivas para gerir o capital do seu empreendimento.

Gostou deste conteúdo e quer aprender mais sobre gestão financeira? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e LinkedIn!

Leia também

Leia também

Ver todas